sexta-feira, 9 de maio de 2008

Hino "Nacional"???


Certo dia, perguntei à mim mesmo: Porque nosso hino é tão profundo, se nós somos tão rasos? A partir desta então, resolvi analisar sua letra, e confrontar com a realidade tupiniquim, para chegar à uma conclusão, e que conclusão.

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante”-Se percebermos bem, estão falando de um povo que luta por sua liberdade e seus ideais, e que possui um grito de libertação e independência estrondoso, seria este o brasileiro? Creio que a nossa única luta nesse momento, é contra nós mesmos, a simplória e suja batalha que travamos na atualidade é pela sobrevivência. E nossa libertação? Só se fosse da alienação, que está muito longe de se fazer.

“E o sol da liberdade em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse instante”- De fato, o sol pode até brilhar o mais cintilante possível no céu da pátria, mas de que adianta? A metáfora é linda, mas quantos entendem a mensagem? E dos que entendem, quantos buscam o lugar nesse sol? Será que estão esperando o sol cair do céu?

“Se o penhor dessa igualdade conseguimos conquistar com braço forte”- Pois é, um tempo haviam pessoas que realizavam esta proeza de conquistar um dos lemas franceses: a igualdade, mas já que toda e qualquer forma de conquista que não é mantida com o tal braço forte vai por água abaixo, com essa não foi diferente; deixamos que nossa tão famosa igualdade se fosse, mas ela realmente algum dia chegou a existir?
Pense nisso...

“Em teu seio, ó liberdade, desafia o nosso peito a própria morte”- Bom, nesse momento só falta mesmo a fraternidade para que nos igualemos à França. Mas, será que a “liberdade” acima citada, não seria a tal “igualdade”? Caso não seja, não seria essa “liberdade”, algo angustiante do qual Sarté falou?

“Ó pátria amada, idolatrada, salve! Salve!”- Irônico, caso não fosse trágico. Chegamos a um ponto em que nem devemos tocar, pois a obviedade é tão reluzente que ofusca nossa visão...

“Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança à terra desce”- Revogo! Sugiro uma mudança nesse verso: “Brasil, um pesadelo imenso, um raio místico de ardor e de desespero à terra desce”.

“Se em teu formoso céu, risonho e límpido, a imagem do cruzeiro resplandece”- Formoso céu? Ou não enxergavam direito, ou não se deram conta de que o céu é assim em todo lugar. A propósito, risonho e límpido? Bom, No dia em que foi confeccionada essa letra, não havia uma nuvem no céu, ou então, não era em São Paulo que o responsável por tal tarefa morava. E que tempo vago esse cidadão possuía hein! Para ficar observando o céu em seu momento risonho, e vendo o cruzeiro ainda por cima...

“Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido colosso, e o teu futuro espelha essa grandeza.”-Gigante pela própria natureza sempre foi, e isso de nada contribuiu positivamente, a não ser pelo fato de o Brasil ser tão extenso que os governantes não são capazes de conduzi-lo de forma uniforme, aí resta a diferença de classes e a exacerbada discrepância moderna em determinados lugares, enquanto em outros nada evoluiu. À respeito de ser belo e forte, é só observarmos nossa população, e notarmos o quanto ela é bela e forte, saudável e esteticamente tentando se manter dentro dos padrões de beleza ditados pela mídia. Nosso impávido colosso, foi demonstrado frente à Bolívia...com aquele “baixar de orelhas” e acatar à ordens...pois é...”e o teu futuro espelha essa grandeza...seria cômico...caso não fosse trágico!

“Terra adorada, entre outras mil, és tu Brasil ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil!-Tão adorada e amada, que somos extremamente patriotas(em época de copa, é claro)!!! Os filhos nativos e primogênitos deste solo, foram arrancados à força de suas terras e mortos de forma covarde e cruel...

“Deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo, fulguras, ó Brasil, florão da América, iluminado ao sol do novo mundo!-Se permanecermos eternamente deitados neste berço esplêndido de corrupção e orgulho doentio dos nossos políticos, estaremos perdidos...ao som dos “funks educativos”, e de certa forma à luz do céu extremamente profundo...quão profundo que mergulharemos em caos e não chegaremos ao tal “céu profundo”...e certamente fulguraremos um futuro cinzento à nossos jovens, será esse o brilho do nosso país! E o único florão que seremos é o do novo mundo, e agora lhes pergunto, como seria esse “novo mundo”?...Não respondam por favor!

“Do que a terra mais garrida, teus risonhos, lindos campos têm mais flores; “Nossos bosques têm mais vida”, “Nossa vida mais amores”-Na atualidade brasileira, podemos colocar como: “Teus risonhos, lindos campos teriam mais flores, não fosse a devastação da natureza, e a ignorância humana”. “Nossos bosques têm mais vida...humana, para destruir tudo!”. “Nossa vida mais amores???”

“Ó pátria amada, idolatrada, salve, salve!-Pátria amada pelos estrangeiros, que imaginam que aqui é o país da prostituição...e descobrem que estão certos...só nos resta o nos salve mesmo!

“Brasil, de amor eterno seja símbolo, o lábaro que ostentas estrelado, e diga ao verde-louro dessa flâmula- “Paz no futuro e glória no passado”-Claro que de forma alguma podemos negar nossa condição de amantes desse país, portanto queremos que ostente o lábaro, a ideologia, de um país que busca melhorar a cada dia mais sua imagem, não para o exterior, imagem exterior é conseqüência, mas sim para os que fazem este país...nós! E diga aos próprios brasileiros, “Condições saudáveis de vida no futuro, e turbulência ficou no passado”.

“Mas, se ergues da justiça a clava forte, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora, a própria morte”-E tenha toda certeza do mundo, com garantias de melhora, todo e qualquer brasileiro se orgulhará em continuar sua luta diária, e com todo certeza do mundo se orgulhará em dizer que é brasileiro, e dirá isso à plenos pulmões!

“Terra adorada, entre outras mil, és tu, Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil!!!”-Por mais que critiquemos, e nos revoltemos, tenham toda certeza de que nossa única sida é amar este país, e lutar por ele e para ele, pois és realmente um solo gentil, e nosso batalha é em prol da anti-alienação do povo brasileiro...

Jonas Angelo Martins Ferreira


Para Ler: Darwin, Seleção Natural das Espécies; Aluisio Azevedo, O Cortiço; Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Para assistir: Não matarás, documentário que revela as crueldades praticadas com animais em experimentos; Os simpsons, desenho sarcástico e irônico que ilustra a realidade americana nua e crua.

Para ouvir: Engenheiros do Hawaii, Surfando Karmas e DNA; IRA!, Mudança de comportamento.








Um comentário:

Fernando Alniezi disse...

Ae rapaz.........já dei minha opinião sbre isto,muito bem pensado!!!
Decifrado..ehehe