quarta-feira, 23 de abril de 2014

Da relação entre mudar a cor do seu Facebook, e mudar a forma do seu pensamento.

          Diariamente me deparo com a tentadora oferta: Saiba como mudar a cor do seu Facebook. Digo que é tentadora, porque de fato muitos gostariam de personalizar a cor do seu perfil na referida rede social, e pasmem: é possível sim! Porém, perceba a surpresa que ficamos quando recebemos essa notícia. Mas não se surpreenda: em tempos de mudar a cor do seu Facebook, o difícil mesmo é as pessoas mudarem a sua forma de pensar. Logo, mudar a cor do Facebook não é lá um grande feito, perto do imensurável desafio que é tornar as pessoas seres mais pensantes. Perceba: Quando alguém diz que você deve MUDAR seu pensamento, qual a primeira coisa que vêm à sua cabeça? Irritação, indignação, “quem é ele pra dizer o que eu devo ou não fazer”. Nos irritamos bem mais com isso, do que com o anúncio pra mudar de cor o facebook.
             Mas note um detalhe: Eu disse em mudar a FORMA de pensar, e não mudar o que você pensa ou mudar o seu pensamento em si. Isso porque, mudar a forma de pensar implica em... PENSAR! E não em agir automaticamente baseado em preceitos e preconceitos. Mudar a forma de pensar implica em utilizar novas estratégias, novas ideias, ventilar, fazer outras rotas, percorrer novos caminhos, enfim, tudo aquilo que temos PREGUIÇA de fazer. E veja a profunda irritação que a palavra MUDAR nos causa, é sair da “zona de conforto nossa de cada dia”.
Por exemplo: Qual a solução mágica contra o Racismo: Mudar a forma de pensamento das pessoas, ou “branquear” todo mundo?! Muitos me responderão que a primeira é a melhor saída. Ora bolas, eu digo que atualmente a segunda é a melhor (para a maioria das pessoas, na prática) , porque é mais fácil “branquear as coisas”. Por que não começar a MUDAR por mim, por você, por nós mesmos?! Racismo não é brincadeira, propagamos preconceitos através de “piadas bobas”, estereótipos, clichês, e nem nos damos conta que estamos alimentando essa nossa natureza vil.  Mudar a cor do nosso pensamento é bem mais interessante e produtivo para a raça humana do que a do Facebook.
- Nossa! Mais um falando sobre Racismo...
Não! Isso não é sobre Racismo, é sobre algo mais simples como mudar a cor do Facebook, e admita: foi isso que chamou sua atenção para iniciar a leitura desse texto, porque se tivesse dito que era sobre Racismo...
O exemplo do Racismo foi apenas um dos milhares que podemos pegar para ilustrar nossa “preguiça cultural” de MUDAR. Homossexuais, nordestinos, pobres, judeus (sim, ainda hoje), obesos, moradores de rua, entre tantos outros ainda sofrem muito com o preconceito velado que é fruto da nossa preguiça de MUDAR. E o mais importante de tudo, antes de apontarmos nosso dedo para UM “preconceituoso”, devemos tomar cuidado para que o dedo não entorte na nossa direção, porque ninguém está livre dele como uma vacina que toma e dura por 15, vinte anos, porque a todo o momento surgem novas e novas formas de “preconceito nosso de cada dia”, sendo que negros não estão livres de propagar preconceitos, nem homossexuais, nem ninguém; se fazendo,portanto, uma luta diária por um simples motivo: A NOSSA FORMA DE PENSAR.
Ah, e esse texto é sobre o que você quiser, menos sobre mudar a cor do seu Facebook...

Nenhum comentário: